31 agosto, 2012

Montessori para mães - minha experiência

É fascinante aprender e aplicar aspectos do método Montessori em casa. Na minha ignorância se tratava apenas da educação formal, dada nas escolas, até que conheci o grupo "Montessori para Mães"  no facebook. Lá as mães dão exemplos práticos de como estimular o desenvolvimento das crianças.
Hoje é aniversário de Maria Montessori  que  nasceu dia 31 de agosto de 1970 na Itália, uma mulher visionária deixou um legado baseado  na atividade,  individualidade e a liberdade das crianças propondo uma nova organização do espaço dos bebês e muitas atividades sensoriais simples de fazer em casa e que os pequenos adoram.
 Um quarto Montessori dever conter além de um espaço seguro para a criança explorar:
  •  uma cama no chão
  •  móbile acima da cama;
  • espelho horizontal próximo à cama;
  • quadros e gravuras  afixados numa altura baixa, ao alcance dos olhos do bebê
  • prateleiras baixas
  • mobiliário infantil
  • dispositivo de engate, para manter a porta do quarto sempre aberta.
  •  tapete, para proporcionar ao bebê uma agradável experiência sensorial
 Não parece lógico que um ambiente nestes moldes seja bom para o bebê?  Aqui em casa eu comecei, à minha moda, implantar  a metodologia. Ainda falta bastante coisa,  mas minha pequena já adorou as mudanças:

 Como minha filha já anda o espelho foi colocado longe da cama e na vertical. Ela ama para ali um tempinho e brincar com seu reflexo.
 Ainda não tirei a cômoda (que não deixa de ser um limitador do espaço), e como ainda não providenciei um novo móbile, coloquei  luzinhas de natal que dão um clima delicioso pro  quartinho dela. Ah, também falta abaixar as prateleiras.
O que é apaixonante no assunto é perceber que  com muita  simplicidade, amor e conhecimento é possível seguir as orientações montessorianas e proporcionar  um espaço e atividades deliciosos para nossos filhos
Este post  faz parte de uma ideia do grupo "Montessori para mães" para comemorar a semana de aniversário de Maria Montessori.

4 comentários:

  1. Seu perfil é o máximo... Eu nem desconfiaria que gosta de amarelo com roxo... morri de rir. adorei e já vamos te seguir, muito bom!
    http://amigosdefraldas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. A simplicidade me encanta. Nisso Montessori me ganhou! Muito legais suas observações. BeijoBeijo. Andrea e Lara. http://coisas-da-lara.blogspot.com.br

    ResponderExcluir