04 agosto, 2010

Colar ou não Colar- Papel de parede sem ajuda profissional

Depois de muito estudar o assunto tomamos coragem e decidimos revestir uma das paredes de casa com papel de parede.  O primeiro orçamento, numa loja de decoração, saia em torno de R$ 900, 00, colocado. Na tok&stok, cada rolo de 10 metros estava na faixa de R$ 80,00, claro, sem ser colocado. Então, no melhor estilo “Faça Você Mesmo”, colocamos a mão na massa e deu certo! As pesquisas na web foram bem desanimadoras: em vários blogs a tarefa é descrita como ‘muito difícil’, ‘quase impossível’; e por aí vai.Mas seguimos em frente e descobrimos que é muito mais uma questão de paciência e trabalho em equipe.  Agora, se por acaso você for fazer isso sozinho, aí realmente a coisa complica.
E pra quem quer economizar, ou que como eu, adora olhar pra certas coisas e pensar ‘ fui eu quem fiz’,  as dicas são:
  •  Cortamos o rolo de papel em tiras seguindo a altura da parede como uma pequena sobra de uns 5 centímetros para a parte de baixo.
  • Na hora de colar as alturas de papel tem alguns segredos:
  • Iniciar a colagem de cima para baixo passando a cola (preparado de pó com água) no papel e não na parede.
  • Alinhar as faixas de papel com o teto de maneira que não haja excesso de papel na junção parede/ teto.
  • Enquanto uma pessoa inicia a colagem próxima ao teto, outra pessoa mais abaixo se certifica que o papel está reto e vai aplicando a cola com uma trincha no restante do comprimento.
  • Sobrepor as tiras para que o acompanhamento do desenho fique perfeito (a sobreposição não fica ruim).
E como o diabo mora nos detalhes, é no acabamento das sobras de papel que as coisas complicam. A sobra de baixo foi cortada com estilete de lâmina reta. Já as sobras da lateral; nada resolvia. Até que tentamos lixa de unha, e voilà...  Ufa! Deu certo! Sem estragos, sem rebarbas, coladinhos retinhos.



O papel ficou manchado por uns 4 dias, o tempo que a cola demorou para a cola secar totalmente. Embora eu ame estampas, no nosso caso escolhemos um motivo bastante neutro e suave já que as cadeiras desta sala são estampadas e amarelas. Adorei o resultado!

2 comentários:

  1. Adorei maravilhoso, concordo de so ter visto recados que é difícil, mas vou tentar quero forrar meus armários.
    Muito obrigada sei que vou conseguir.
    Abraços Eleonay

    ResponderExcluir
  2. OLA AMEI AS DICAS ESTOU PENSANDO EM POR NO MEU QUARTO...E AMEI O RESULTADO SEU...BJOSS E GRATA PELA INICIATIVA DE AJUDAR COM AS DICAS ....

    ResponderExcluir